O coeficiente de partição é a relação entre a concentração no óleo sobre a concentração na água. Este fator vai determinar a lipossolubilidade do fármaco. Ele sendo muito lipossolúvel terá uma boa absorção, caso contrário será pouco absorvido. Este fator pode ser entendido da seguinte forma: pegue um recipiente com água e óleo, e coloque o fármaco nesse recipiente; se o fármaco ficar dissolvido no óleo, podemos dizer que o fármaco é lipossolúvel, com isso terá boa absorção; se o fármaco se dissolver na água, podemos dizer que ele é hidrossolúvel, com isso terá baixa absorção.
- quanto maior o Cp, maior será Cóleo, maior será a lipossolubilidade e maior será a absorção
- quanto menor o Cp, menor será Cóleo, menor a lipossolubilidade e menor será a absorção
A relação entre o pka do fármaco e o ph do meio, também interfere na absorção e será analisada pela equação de henderson-hasselbalch. Ela vai determinar se o fármaco estará na forma iônica ou na forma não iônica,de acordo com o ph do meio. Estando na forma iônica (baixa lipossolubilidade) terá baixa absorção; estando na forma não-iônica (grande lipossolubilidade) terá boa absorção.
Equação de henderson-hasselbalch |
Para melhor entender: um fármaco que é um ácido fraco, estando no meio de Ph baixo (ácido) estará na forma não-iônica, com isso terá boa absorção; caso este mesmo fármaco esteja no meio de Ph elevado (básico), estará em maior concentração na forma iônica, com isso menor absorção. Vamos mostrar esta citação utilizando a equação.
Obs: qualquer motivo que acelere o esvaziamento gástrico, provavelmente aumentará a taxa de absorção do fármaco, enquanto qualquer fator que retarde o esvaziamento, poderá aumentar a taxa de absorção.
"Obs: para não confundir a fórmula, lembre-se que na mistura óleo+água o óleo fica em cima e água em baixo; é o que vai acontecer na fómula." Muito bom!!!
ResponderExcluirMuito esclarecedor! Obrigada :)
ResponderExcluir