segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FARMACOCINÉTICA: Absorção

Absorção é o processo pelo qual o fármaco passa do local de administração para a corrente sanguínea. Existem alguns fatores que interferem na absorção como: coeficiente de partição, relação entre ph do meio e pka do fármaco, área de absorção, velocidade do esvaziamento gástrico, interações medicamentosas e alimentares, dentre outras.
O coeficiente de partição é a relação entre a concentração no óleo sobre a concentração na água. Este fator vai determinar a lipossolubilidade do fármaco. Ele sendo muito lipossolúvel terá uma boa absorção, caso contrário será pouco absorvido. Este fator pode ser entendido da seguinte forma: pegue um recipiente com água e óleo, e coloque o fármaco nesse recipiente; se o fármaco ficar dissolvido no óleo, podemos dizer que    o fármaco é lipossolúvel, com isso terá boa absorção; se o fármaco se dissolver na água, podemos dizer que  ele é hidrossolúvel, com isso terá baixa absorção.

Então:

  • quanto maior o Cp, maior será Cóleo, maior será a lipossolubilidade e maior será a absorção
  • quanto menor o Cp, menor será Cóleo, menor a lipossolubilidade e menor será a absorção
Obs: para não confundir a fórmula, lembre-se que na mistura óleo+água o óleo fica em cima e água em baixo; é o que vai acontecer na fómula.

A relação entre o pka do fármaco e o ph do meio, também interfere na absorção e será analisada pela equação de henderson-hasselbalch. Ela vai determinar se o fármaco estará na forma iônica ou na forma não iônica,de acordo com o ph do meio. Estando na forma iônica (baixa lipossolubilidade) terá baixa absorção; estando na forma não-iônica (grande lipossolubilidade) terá boa absorção.
Equação de henderson-hasselbalch



Para melhor entender: um fármaco que é um ácido fraco, estando no meio de Ph baixo (ácido) estará na forma não-iônica, com isso terá boa absorção; caso este mesmo fármaco esteja no meio de Ph elevado (básico), estará em maior concentração na forma iônica, com isso menor absorção. Vamos mostrar esta citação utilizando a equação.

Finalizando os cálculos podemos concluir que a concentração do fármaco está maior na sua forma NI (não-ionizada), então terá boa absorção. Como foi dito antes, fármacos que são ácidos fracos, terão boa absorção em meio ácido


Outro fator que interfere na absorção é a área disponível para este processo ocorrer. Locais que tem uma maior área, terão maior absorção. Então comparando o estômago e o intestino, podemos entender melhor. O estômago apresenta pequena área, além de apresentar epitélio recoberto por uma espessa camada de muco, com isso terá pequena absorção. por outro lado, as vilosidades do intestino oferecem uma superfície ampla para a absorção. Por estes motivos, a taxa de absorção de um fármaco pelo intestino será maior,quando comparado com o estômago.

Obs: qualquer motivo que acelere o esvaziamento gástrico, provavelmente aumentará a taxa de absorção do fármaco, enquanto qualquer fator que retarde o esvaziamento, poderá aumentar a taxa de absorção.

2 comentários:

  1. "Obs: para não confundir a fórmula, lembre-se que na mistura óleo+água o óleo fica em cima e água em baixo; é o que vai acontecer na fómula." Muito bom!!!

    ResponderExcluir